domingo, 30 de dezembro de 2007
Carta de 1981 do professor Pietro Maria Bardi a um colecionador de São Paulo agradecendo o presente recebido deste, de um desenho alegórico-satírico de Guilherme de Faria que representa o próprio professor Bardi como "Fauno do Trianon", e à doação do desenho, por ele, professor, ao acervo do MASP. Outra curiosidade é que o referido desenho foi descoberto pelo colecionador numa loja de antiquário de São Paulo.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Capa do livro CONTOS DA ALMA, de Alma Welt- O desenho representa uma cena do mito de Eros e Psiqué na sua versão clássica, a do livro do escritor latino do II século, Lucius Apuleius, "Metamorfoses ou o Asno de Ouro" (Cupido e Psiqué). Note-se que, no desenho de Guilherme, a Psiqué é um retrato fiel da própria Alma Welt. O livro Contos da Alma encontra-se à venda em diversas livrarias de São Paulo, como a Livraria Cultura e Livraria da Vila, por exemplo, e o preço de capa é R$ 32,00.
Ex-libris feito em litografia por Guilherme de Faria, a pedido da autora quando se conheceram. O mote latino AD AUGUSTA PER ANGUSTA significa "Chegar a resultados magníficos por vias estreitas." O curioso é que permite uma tradução muito legítima ao pé da letra: "à Augusta pela angústia", sugerindo o estado de espírito da poetisa no seu auto-exílio paulistano numa transversal bem próxima da rua Augusta, logo após a morte do seu pai
(o Vati),em sua estância no Rio Grande do Sul.
domingo, 2 de dezembro de 2007
O estancieiro Joachin Welt (o avô da Alma)- gravura em metal (ponta seca e água-tinta) de 1962, a segunda gravura feita pelo artista em sua vida profissional. Embora tenha conhecido a poetisa Alma Welt somente em 2001, o pintor passou a considerar essa gravura como precursora, ou uma antecipação intuitiva do universo weltiano que viria enriquecer a sua vida com o aparecimento e reinado de sua última e definitiva Musa.
Assinar:
Postagens (Atom)